Em visita ao Litoral paranaense nesta terça-feira (27), o governador Beto Richa disse que sua administração dará atenção permanente à região e assegurou investimentos para melhorar especialmente a situação das áreas de saúde, segurança pública e infraestrutura. “Nosso compromisso é resgatar a dívida do Estado com a região”, afirmou o governador, que esteve em Paranaguá e Guaraqueçaba.
O Aquário Marinho de Paranaguá está sendo construído no centro histórico de Paranaguá, às margens do Rio Itiberê. A expectativa é que o local seja um espaço turístico e de educação ambiental e turístico, recebendo cerca de 600 mil turistas por ano.
Richa disse que o governo estuda o melhor modelo de gestão para garantir o funcionamento do aquário, que deve estar pronto em janeiro de 2012. “O aquário é uma grande conquista para a cidade de Paranaguá e para todo o Paraná, por garantir um retorno nos aspectos turístico, ambiental e científico”, afirmou.
O aquário está sendo construído numa área de 2.200 metros quadrados, cedida pela prefeitura de Paranaguá, na região da Praça 29 de Julho, a um custo de R$ 5 milhões.
Os recursos são de uma medida compensatória paga pela Cattallini Terminais Marítimos, empresa que aportou o navio chileno Vicuña e que explodiu em acidente ocorrido em 15 de novembro de 2004, na baía de Paranaguá.
O secretário de Estado do Meio Ambiente Jonel Iurk disse que já está sendo desenhado um modelo em parceria com o município, necessário para a aquisição de estrutura técnica para os laboratórios e pessoal qualificado.
O Aquário terá três pavimentos com oceanário, aquário, biblioteca, loja, cafeteria, auditório, hospital para animais, mirante, acessibilidade especial, jardim educativo e interativo.
O espaço abrigará uma imensa variedade de espécies de peixes nativos do litoral paranaense, como badejo, garoupa, robalo, boto e uma imensa diversidade de crustáceos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário