sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Embratur faz vídeos em 360º de cidades-sede da Copa


A Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), autarquia ligada ao Ministério do Turismo, faz no próximo dia 4, durante o festival Europalia, na Bélgica, o lançamento internacional de um site com o objetivo de divulgar as cidades-sede da Copa do Mundo de 2014.
O instrumento usado no site pela Embratur são vídeos 360º, nos quais o internauta pode interagir e obter visualização panorâmica da imagem apresentada. O site já está disponível no endereço: www.braziltour360.com.
Lembrando que Paranaguá será uma sub-sede. Precisamos preparar nossa cidade para esse grande evento mundial da FIFA 2014.
Das 12 cidades-sede da Copa (Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo), cinco têm vídeos disponíveis no portal: Rio, Cuiabá, Curitiba, Manaus e Salvador.
A previsão é de que o site tenha vídeos de todas as cidades-sede até o começo de 2012. Durante o festival Europalia, a Embratur pretende disponibilizar estandes com óculos especiais para exibir os vídeos. Segundo a Embratur, com os óculos, o controle da imagem é feito de acordo com o movimento da cabeça.

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

CGU fiscaliza aplicação de recursos federais em Paranaguá


Paranaguá é um dos 60 municípios brasileiros sob fiscalização da Controladoria Geral da União (CGU), no Programa de Fiscalização a partir de Sorteios Públicos. 

De acordo com a sistema do programa, a fiscalização em Paranaguá vai dar atenção especial às áreas de Educação  e Desenvolvimento.
O Programa de Fiscalização a partir de Sorteios Públicos foi criado no governo Lula, em abril de 2003, para com o objetivo de inibir a corrupção entre gestores de qualquer esfera da administração pública. A cada sorteio são definidos 60 municípios. Em cada uma dessas unidades, os auditores examinam contas e documentos e fazem inspeção pessoal e física das obras e serviços em realização, mas privilegiam o contato com a população, diretamente ou através dos conselhos comunitários e outras entidades organizadas.
Os relatórios contendo os resultados dos sorteios são encaminhados aos ministérios gestores das políticas públicas, possibilitando a adoção de providências para a correção de desvios verificados, bem como subsidiando a avaliação dos programas de governo e a implementação de melhorias eventualmente identificadas como necessárias.

O Programa do Sorteio, instituído em 2003, deu origem a diversas frentes de trabalho no âmbito da CGU. Mediante maior divulgação dos trabalhos, foi possível estimular o controle social sobre os recursos públicos. Foi também a partir das fiscalizações que a Controladoria desenvolveu ações de capacitação tanto dos organismos de controle social quanto dos próprios gestores municipais, envolvidos com a gestão de recursos públicos transferidos pelo Governo Federal. 



(fonte Correio do Litoral)

Semana do Idoso segue com várias atividades em Paranaguá

atividade-fisica-idosos1.jpg
Para marcar o início da Semana da Pessoa Idosa em Paranaguá diversas atividades estão sendo realizadas. A cerimônia de abertura aconteceu no Aeroparque e contou com alongamento e até passeata em direção ao Serviço Social do Comércio (SESC). O evento teve a presença de centenas de idosos que participam dos grupos da Melhor Idade da cidade.

Para a diretora do SESC Paranaguá, Vera Lúcia Vieira da Silveira, o trabalho em conjunto “é muito importante, porque divide as responsabilidades em prol da comunidade”. “Vocês todos (idosos) merecem que tenhamos um carinho especial. O respeito tem pela terceira idade tem que existir não só hoje, ou nesta semana, mas todos os dias”, destacou.

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Beto Richa visita o Litoral

Em visita ao Litoral paranaense nesta terça-feira (27), o governador Beto Richa disse que sua administração dará atenção permanente à região e assegurou investimentos para melhorar especialmente a situação das áreas de saúde, segurança pública e infraestrutura. “Nosso compromisso é resgatar a dívida do Estado com a região”, afirmou o governador, que esteve em Paranaguá e Guaraqueçaba. 
O Aquário Marinho de Paranaguá está sendo construído no centro histórico de Paranaguá, às margens do Rio Itiberê. A expectativa é que o local seja um espaço turístico e de educação ambiental e turístico, recebendo cerca de 600 mil turistas por ano.
Richa disse que o governo estuda o melhor modelo de gestão para garantir o funcionamento do aquário, que deve estar pronto em janeiro de 2012. “O aquário é uma grande conquista para a cidade de Paranaguá e para todo o Paraná, por garantir um retorno nos aspectos turístico, ambiental e científico”, afirmou.
O aquário está sendo construído numa área de 2.200 metros quadrados, cedida pela prefeitura de Paranaguá, na região da Praça 29 de Julho, a um custo de R$ 5 milhões.
Os recursos são de uma medida compensatória paga pela Cattallini Terminais Marítimos, empresa que aportou o navio chileno Vicuña e que explodiu em acidente ocorrido em 15 de novembro de 2004, na baía de Paranaguá.
 O secretário de Estado do Meio Ambiente Jonel Iurk disse que já está sendo desenhado um modelo em parceria com o município, necessário para a aquisição de estrutura técnica para os laboratórios e pessoal qualificado.
O Aquário terá três pavimentos com oceanário, aquário, biblioteca, loja, cafeteria, auditório, hospital para animais, mirante, acessibilidade especial, jardim educativo e interativo.
O espaço abrigará uma imensa variedade de espécies de peixes nativos do litoral paranaense, como badejo, garoupa, robalo, boto e uma imensa diversidade de crustáceos.

Instituto de Educação realiza Semana Multicultural




O Instituto Estadual de Educação “Dr. Caetano Munhoz da Rocha” promove a 7ª Semana Multicultural.
Até sexta-feira a comunidade escolar estará envolvida em uma série de atividades esportivas e culturais.
A abertura realizada ontem(27) contou com a apresentação da fanfarra do Colégio Estadual “Moisés Lupion” de Antonina.
Hoje acontecerá as palestras de temas sobre gravidez na adolescência, drogas, como se portar diante de uma entrevista de trabalho e educação no trânsito.
Para os alunos do magistério o tema é avaliação escolar e primeiros socorros para bebês. 
Os jogos intersalas acontecem na quarta e quinta-feira e uma grande gincana encerra a programação na sexta.

Mercado do Café fecha para reforma

Os permissionários do Mercado do Café fecharão os boxes para que seja feita a reforma que está acontecendo no local. 

O Mercado do Café ficará fechado a partir do dia 03 de outubro até o dia 30. 

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Greve dos Correios causa atraso na entrega de documentos

cid3270911 Greve dos correios causa atraso na entrega de documentos do Detran
O Detran vai adotar medidas emergenciais para que os usuários não sejam prejudicados pelo atraso na entrega de documentos, devido à greve dos Correios. Desde o início da paralisação, no dia 14 deste mês, cerca de 270 mil Certificados de Registro e Licenciamento de Veículos deixaram de ser entregues no Estado.
O diretor-geral do Detran, Marcos Traad, orienta que a fiscalização dos veículos de placa final 3, 4 e 5 tenha como base o licenciamento vencido no ano passado, até que os serviços de entrega dos Correios sejam normalizados. “Com a greve, motoristas que já pagaram a taxa de licenciamento podem não receber a correspondência com o documento de 2011 emitido pelo Detran. Por isso, ao ser parado em blitz, o condutor pode apresentar o licenciamento pago no ano passado e o comprovante do pagamento da taxa deste ano”, explica Traad.

Operações no silo público do porto estão mais seguras


As operações dentro do silo público do Porto de Paranaguá estão mais seguras. A Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) acaba de adquirir um lote de óleo mineral branco para ser pulverizado sobre a soja depositada no silo.

O óleo elimina o pó explosivo formado pela movimentação da soja, diminuindo o risco de acidentes e explosões. 

O óleo mineral não era comprado pela Appa desde 2007. A atual administração da autarquia tem buscado otimizar as operações em todo o porto, aumentando a segurança e garantindo a eficiência.
De acordo com o chefe da divisão de manutenção industrial da Appa, Gelson Aécio Nader, a soja que é depositada no silo público chega através de correias elevadoras. “Este pó que se forma faz com que as partículas fiquem em suspensão no silo e também dentro dos elevadores.

Governador visita aquário de Paranaguá


O governador Beto Richa visita hoje (27) o aquário marinho em construção em Paranaguá. A obra deve ser entregue ao público até o fim de outubro. A expectativa da Secretaria de Estado do Meio Ambiente é que com o aquário cerca de 600 mil turistas visitem a cidade de Paranaguá por ano. O aquário é uma medida compensatória decorrente do acidente envolvendo o navio chileno Vicuña, em 2004, e sua instalação está sendo custeada pela empresa Cattalini, ao custo de R$ 5 milhões. 

Em seguida, o governador vai a Guaraqueçaba, onde visitará o Hospital do Estado. 

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Instituto Histórico e Geográfico de Paranaguá comemora 80 anos

Hoje 26, às 19h30, temos a solenidade festiva em comemoração aos 80 anos do aniversário de fundação do Instituto Histórico e Geográfico de Paranaguá.
O evento será realizado no salão nobre do Museu de Arqueologia e Etnologia de Paranaguá, localizado na rua XV de novembro, 575 - Centro Histórico.
Agradeço o convite e parabenizo o presidente Alessandro Pires Staniscia e o ex. presidente Dr. Alceu Maron.

Vagas de estágio na Petrobras


A Petrobras Distribuidora oferece várias oportunidades para estudantes de níveis médio e superior profissionalizante, em diversas localidades do país
A Petrobras Distribuidora abriu inscrições para o Programa de Estágio com oportunidades para estudantes de níveis médio e superior profissionalizante, em diversas localidades do país. A bolsa de estágio é de até R$ 865,02.
Confira as Vagas / Localidades de Estágio
Os estagiários de nível médio têm direito aos seguintes benefícios (referente a 4 horas diárias de estágio): bolsa de complementação educacional de R$ 583,43 e seguro de acidentes pessoais.
Os estagiários de nível superior têm direito aos seguintes benefícios (referente a 4 horas diárias de estágio): bolsa de complementação educacional de R$ 696,07 e seguro de acidentes pessoais.
Os estagiários de nível superior no curso de direito têm os seguintes benefícios (referente a 6 horas diárias de estágio):
bolsa de complementação educacional de R$ 865,02 e seguro de acidentes pessoais.
As inscrições serão realizadas até o dia 17 de outubro de 2011, pelo site www.br.com.br.

Caixa assina convênio com ACIAP



No próximo dia 4 de outubro,Yahia Hamud passa o comando da ACIAP para o empresário Arquimedes Anastácio. Como um dos últimos atos do presidente Yahia Hamud, a frente da ACIAP, foi a importante assinatura de convênio com a Caixa Econômica Federal, que propiciará ao associado da ACIAP, uma linha de crédito diferenciada, oferecido ao menor custo de mercado. Como garantia deste benefício o associado poderá oferecer imóvel ou terreno de sua propriedade.
Caberá a ACIAP dar o aporte necessário, fazendo a mediação entre os associados e a Caixa.

domingo, 25 de setembro de 2011



O EVANGELHO projeta uma imagem do Deus generoso que nos chama sempre para o melhor de nós mesmos. Ele nos dá todas as condições para que seus dons se desenvolvam em nós. Ele disponibiliza o que é seu para crescermos no serviço do seu reino.Ele demonstra sua generosidade, reconhecendo AA resposta pronta e o esforço de cada um de nós.
Escutamos mais uma parábola de Jesus, em que o dono de uma vinha sai para contratar trabalhadores em diversas horas do dia, devido à necessidade premente de colher toda a safra de uva, numa só, jornada. A colheita é feita. Nada se perdera. Feliz, o dono da vinha dá a todos o mesmo salário combinado: um denário, o preço exato de um dia de serviço.
Mas, por que o mesmo salário se alguns trabalharam menos? Porque o dono da vinha é generoso e está feliz com toda a colheita realizada. Porque todos os que foram chamados responderam prontamente, vendo a necessidade da colheita. Porque todos fizeram um trabalho necessário e urgente. Porque as uvas do Senhor são preciosas e nada se pode perder. Os trabalhadores da primeira hora, aqueles que pensaram que iam receber e protestaram, não entenderam isso. Os homens religiosos do tempo de Jesus também não entenderam. Mas os publicanos e prostitutas entenderam e ajudaram com alegria na colheita das vinhas do Senhor. Ficharam-se por apenas uma hora de trabalho, sem saber que iriam ganhar o dia!
As vinhas do Senhor são o povo de Deus: Israel, na Primeira Aliança feita com Abraão e a Igreja, na Nova Aliança selada em Jesus Cristo. São também os pobres, os últimos, as pessoas, o mundo e o universo inteiro. É aí, nessas realidades concretas, que somos chamados a trabalhar nas vinhas do Pai generoso.
Viver no mundo de acordo com o Evangelho de Cristo é um grande desafio. Significa pautar a vida pela misericórdia infinita de Deus e nunca se intimidar diante da ganância, do orgulho, da prepotência ou da perversidade. Ao contrário, viver de acordo com o Evangelho é demonstrar sempre a presença do Cristo pela corajosa humildade; é responder com alegria ao chamado do Senhor, aceitando todos os que são chamados para a mesma tarefa urgente e necessária de fazer acontecer o Reino de Deus.

sábado, 24 de setembro de 2011

"Lojas Marisa” pode instalar unidade em Paranaguá


As Lojas Marisa, conhecida pelo jingle “De mulher pra mulher, Marisa”; deverá abrir unidade em Paranaguá, segundo fontes do SINE da cidade a empresa estaria interessada e buscando locais para instalação na cidade. A Loja de reconhecimento nacional é uma excelente opção para compra de roupas femininas e possui unidades espalhadas por todo o território nacional. 
Lembrando que só em 2011, Paranaguá já recebeu mais de 50 milhões em investimentos comerciais. Dentre os maiores estão as Lojas Coppel e Lojas Havan que juntas devem gerar 400 empregos. Um clima positivo invade a cidade litorânea com mais de 140 mil habitantes. 
Segundo pesquisas, o anseio maior da população é de que um shopping se instale na cidade. O que não está muito difícil de acontecer.

Elton John canta e emociona no Rock In Rio


Elton John cantou e emocionou no Rock in Rio como atração internacional. No meio do show um fan vestido de Elton John invadiu o palco e deixou um objeto em cima do piano... O show não foi interrompido.

Tablets produzidos no Paraná chegam às lojas

Chega às lojas na primeira quinzena de outubro o primeiro tablet brasileiro, que começou a ser produzido nesta semana aqui no Paraná. A principal vantagem para o consumidor será a redução do preço do dispositivo. O modelo nacional vai custar a partir de novecentos e noventa e nove reais, cerca de seiscentos reais a menos do que o tablet fabricado no exterior. 
Um outro diferencial é que ele apresenta um novo design e já sai de fábrica com mais de cinquenta aplicativos pré-instalados. 
O presidente da Positivo Informática, Hélio Rotenberg, explica que o sistema operacional é desenvolvido totalmente em português.

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Paranaguá sedia Conferência Regional de Segurança Alimentar

Amanhã (24) acontece no auditório do Parque Awaji a Conferência Regional de Segurança Alimentar. O evento deve reunir pessoas do setor de toda a região litorânea.
O objetivo é discutir questões referentes ao Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional para municípios e estados, e a implementação do Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional nas políticas públicas dos governos.
Os resultados destes eventos regionais servirão de subsídio para a realização da 3ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional do Estado do Paraná, que acontecerá em Curitiba, nos dias 30 de setembro e 01 de outubro, com o tema “Alimentação: Direito de Todos – Faça Valer Paraná”. 

Que venha a Primavera

Como hoje é dia 23 de setembro, iniciamos a Primavera quero compartilhar esse vídeo que traz lindas imagens de uma das estações mais bonitas do ano, ao som de Vivaldi.

Paraná abre concurso para tradutores e intérpretes comerciais

A Junta Comercial do Paraná abriu inscrições para um concurso público que vai selecionar profissionais para as funções de tradutor público juramentado e intérprete comercial. O concurso terá validade de dois anos e vai certificar de imediato pelo menos 60 profissionais habilitados em um ou mais de um dos seguintes idiomas: alemão, árabe, espanhol, francês, grego moderno, inglês, italiano, japonês, mandarim, polonês, russo e ucraniano.

O prazo para inscrições vai até 7 de outubro, às 16 horas. A taxa de inscrição é de R$ 295,00 e deve ser paga até 7 de outubro, nas casas lotéricas e na rede bancária.

“Temos uma carência enorme de profissionais nessa área, em praticamente todos os idiomas, porque não era aberto um concurso para tradutores juramentados há 23 anos, no Paraná”, informa o presidente da Junta, Ardisson Akel.

A função de tradutor juramentado e intérprete é importante para as relações comerciais neste momento de retomada do crescimento da economia do Paraná, avalia Akel. É quando cresce o número de empresas estrangeiras que pretendem investir e se instalar no Estado.

“Este concurso é mais um mecanismo que o governo estadual oferece para fomentar a economia, criando um ambiente favorável à atração de investimentos estrangeiros e geração de emprego e renda para a nossa população”, afirma o presidente da Junta Comercial.

A função do tradutor público juramentado e do intérprete comercial é regulada pelo Decreto 13.609/43 e a nomeação é feita pelas juntas comerciais, mediante concurso público.

O tradutor não é funcionário público, mas recebe uma habilitação pública vitalícia para passar certidões e fazer traduções em língua vernácula de todos os livros, documentos e outros papéis escritos em qualquer língua estrangeira que tiverem de ser apresentados em juízo ou em qualquer repartição pública.

Vale também para os atos empresariais registrados na Junta Comercial do Paraná, pelos quais o usuário ou cliente paga o preço devido pelos serviços, conforme tabela fixada pela própria Junta.

Mais informações sobre o concurso estão disponíveis no endereço eletrônico do Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná (nc.ufpr.br), instituição responsável pela elaboração concurso, e na página da Junta Comercial do Paraná (
www.jucepar.pr.gov.br).

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Ana Arraes é eleita pela Câmara ministra do TCU

Câmara indica Ana Arraes para vaga do TCU

Com 222 votos, a líder do PSB na Câmara, deputada federal Ana Arraes (PE), acaba de ser eleita a nova ministra do Tribunal de Contas da União (TCU). A escolha agora precisa ser referendada no Senado.

O segundo colocado, deputado Aldo Rebelo (PC-doB-SP) teve 149 votos; Átila Lins (PMDB-AM) recebeu 47 votos; o deputado Damião Feliciano (PDT-PB), 33 votos; o deputado Milton Monti (PR-SP), 30 votos; e o auditor fiscal Rosendo Severo, obteve 10 votos.

Antes da votação, Ana Arraes destacou a importância da tarefa confiada a ela por seus colegas, que consiste em julgar e fiscalizar as contas dos administradores públicos. “Os mecanismos de controle como instrumento de justiça social são imprescindíveis para garantir a liberdade democrática. Com minha experiência técnica e política, vou honrar essas características. Aos bons gestores, a lei. Aos maus gestores, o rigor dela”, afirmou.

Em coletiva no Salão Verde, logo após a eleição, Ana Arraes reforçou que será uma representante da Câmara no TCU e destacou que o Congresso e o tribunal têm a função de fiscalizar as contas públicas. “Sou uma representante desta Casa. E na fiscalização, a gente tem a obrigação de cumprir a lei. Lá a questão é de fiscalização e como o TCU é órgão auxiliar do Congresso Nacional para fiscalizar, vamos trabalhar juntos”, enfatizou.

Ana Arraes lembrou mais uma vez que não irá julgar as contas do estado de Pernambuco, governado por seu filho. E respondeu a críticas. “Fiz uma campanha q
ue respeitei todos os meus colegas. Ninguém me viu falando mal de ninguém. Não piso nos meus concorrentes”, explicou.

Tablet produzido no Paraná vai para as prateleiras a R$ 999 em outubro

A partir da próxima semana, uma fábrica paranaense deve começar a produção de tablets. Com isso, o preço para o consumidor deve também baixar. As caixas com os componentes, no galpão da indústria, estão fechadas e a linha de produção passa por treinamento.




Segundo a diretoria executiva da empresa grande parte da tecnologia aplicada é nacional. Os investimentos passaram, segundo eles, de R$ 11 milhões em dois anos.
A redução no preço final é impulsionada principalmente pela isenção em impostos federais – a taxa é de 31%. Por isso, o modelo mais simples de tablet vai para as prateleiras – na segunda quinzena de outubro – custando R$ 999.
Hoje, para cada 19 notebooks vendidos no Brasil, sai um tablet. A projeção é que, em 2015, sejam quatro notebooks para cada tablet. Para conquistar o consumidor brasileiro, houve modificações na linguagem, como instruções em português, a tecla cedilha e a tecla “.br”, para facilitar a navegação na internet.

Classes A E B são as que mais consomem produtos piratas


As classes D e E apresentam menor índice de consumo de produtos piratas, em comparação com as classes A, B e C, segundo pesquisa. Apenas 44% dos entrevistados de mais baixa renda admitiram ter comprado algum produto pirata neste ano, enquanto a porcentagem da classe C ficou em 52%. As classes A e B tiveram o maior índice, com 57%.
Para 96% dos entrevistados no levantamento, o preço é a principal justificativa para aquisição dos produtos no mercado ilegal. Em seguida aparecem a facilidade para encontrar os produtos (14%) e o fato de estarem disponíveis antes do original (9%). O estudo também mostra que 60% acredita que comprar falsificados pode ter consequências negativas – 61% diz que a pirataria pode causar desemprego, 74% acredita que prejudica o faturamento do comércio, 80% afirma que traz prejuízos ao fabricante e/ou artista, e 82% aposta que aumenta a sonegação de impostos.
Os produtos mais adquiridos são CDs e DVDs, com 81% e 76% dos entrevistados, respectivamente. Roupas aparecem em terceiro lugar, com 11%, óculos em seguida com 10%, e calçados, bolsas e tênis com 7%. Para os que afirmaram não ter comprado produtos piratas em 2011, as razões mais comuns foram a qualidade ruim dos produtos (60%) e a falta de garantia (25%). 
O levantamento entrevistou mil pessoas em 70 cidades do País.

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

80 anos da fundação do IHGP


No próximo dia 26, às 19h30, acontece a solenidade comemorativa aos 80º aniversário de fundação do Instituto Histórico e Geográfico de Paranaguá.
O evento será realizado no salão nobre do Museu de Arqueologia e Etnologia de Paranaguá, localizado na rua XV de novembro, 575 - Centro Histórico.
Agradeço o convite e parabenizo o presidente Alessandro Pires Staniscia e o ex. presidente Dr. Alceu Maron.

Provopar realiza entrega de mil cobertores

A Campanha Espalhe Calor realiza nesta quinta-feira (22), às 15h30, em Guaraqueçaba, a entrega de mil cobertores para 500 famílias em situação de vulnerabilidade social, além de 8.050 peças de roupas, agasalhos e calçados.
"Queremos encerrar a campanha em grande estilo, com a compra de uma boa quantidade de cobertores", diz Fernanda Richa, secretária da Família e Desenvolvimento Social e presidente do Provopar.

Campanha de vacinação é prorrogada

Em Paranaguá a campanha de vacinação contra o sarampo foi prorrogada. A meta da secretaria municipal de saúde é vacinar no mínimo 95% da população de 1 a 6 anos de idade o que equivale a 13.383 crianças.

A faixa etária entre 1 a 4 anos teve a meta atingida pelo município. Porém a vacinação foi prorrogada, pois para as crianças com 5 anos, que tem como meta atingir 2.500 doses e apenas cerca de 1.400 foram aplicadas. Já para as crianças com idade de 6 anos foram vacinadas metade do previsto que é de 2.029 doses.

Segundo a diretora do departamento de vigilância epidemiológica, Isabele Antomiaconi, a vacinação será prorrogada até o Município atingir a meta. “Vacinar essa crianças é muito importante para prevenção das doenças que elas protegem como sarampo, caxumba e rubéola. Embora não tenhamos casos de sarampo no município, essa doença ainda ocorre em muitos outros paises e como recebemos navios de diversos lugares eles podem trazer o vírus para cidade e espalhar facilmente para as pessoas não vacinadas”, disse Isabelle. 

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Estão abertas as inscrições para o 2.º Festival de Teatro de Paranaguá

Estão abertas as inscrições para o 2.º Festival de Teatro de Paranaguá (FESTPAR), que seguem até 5 de outubro. Diferente da edição anterior, este ano o evento terá âmbito estadual, o que vai ajudar a trazer à cidade artistas de todos os cantos do Paraná.


Os grupos inscritos concorrerão em 8 categorias: melhor ator e atriz, melhor ator e atriz coadjuvante, melhor cenário, melhor sonoplastia, melhor diretor e melhor espetáculo. O prêmio de melhor espetáculo será entregue para os três primeiros colocados. Além de troféu, os vencedores desta categoria receberão uma premiação em dinheiro, sendo R$ 1 mil para o primeiro colocado, R$ 500 para o segundo e R$ 250 para o terceiro.



As apresentações do festival acontecerão no período de 26 a 30 de outubro. Além das exibições dos grupos concorrentes, o festival oferecerá ao público oficinas de aprimoramento profissional, contações de histórias itinerantes e apresentações de espetáculos de rua. Os interessados em realizar suas inscrições deverão seguir atentamente o regulamento do evento que está disponível no site www.fumcul.com.br, no espaço do FESTPAR.